Lavanderia e cozinha: como integrá-las?
Blog Projeto protagonistas Lavanderia e cozinha: como integrá-las?

Lavanderia e cozinha: como integrá-las?

A gente sabe que muitos projetos arquitetônicos, especialmente os de interiores, trazem sofisticação e beleza para os espaços. Mas um dos grandes confortos que a arquitetura entrega a todos nós é: a possibilidade de encontrar soluções para infinitos tipos de locais. Unir técnica e estratégia de funcionalidade com tudo aquilo que o cliente precisa. Foi o que a arquiteta Fernanda Sena, do escritório Loft Arquitetura, de Porto Alegre, conseguiu idealizar nesse espaço integrado de uma cozinha e uma lavanderia. 


A arquiteta contou que o projeto exigia uma proposta desafiadora de integrar esses dois espaços. E uma das principais dicas da Fernanda é na hora de escolher os acabamentos. "Buscamos a integração dos ambientes, tanto na escolha dos acabamentos quanto dos materiais. Como não tínhamos muito espaço para fazer dois ambientes separados, decidimos integrá-los. E uma boa opção nesses casos é utilizar o mesmo material na bancada, na louça e na marcenaria para elaborar um espaço harmonioso", detalha Fernanda.

Este ambiente integrado, desenvolvido para o projeto Protagonistas, em parceria com o grupo Elevato e Grupo Dexco (Deca, Durafloor, Portinari e Ceusa), foi pensado para uma família composta por um casal e dois filhos pequenos. "O casal precisava de um espaço considerável para trabalhar. Por isso, a elaboração de um grande espaço de bancada foi fundamental para que no dia a dia o casal tivesse um local amplo tanto para um café da manhã corrido quanto para uma reunião. E esse projeto foi um desafio para buscar alternativas. E isso é arquitetura. E traz muita realização quando apresentamos essa capacidade técnica de entregar esse resultado aos clientes", vibra Fernanda. 

A arquiteta também contou sobre a seleção dos produtos para este projeto. "Para a bancada, especificamos com um porcelanato da Portinari, que frequentemente utilizamos também em outros projetos do nosso escritório pelo fato do material apresentar muita resistência. No piso, optamos por um vinílico da Durafloor, justamente pensando na sua integração", explicou a especialista. 

Fernanda ainda deixou uma boa dica para aqueles que estão projetando obras para suas casas: "Curtam muito esse momento do projeto. É realmente onde vocês vão estar sonhando, idealizando e imaginando cada pedacinho dos espaços. E sabemos que muitas vezes todos têm pressa para uma reforma, por exemplo. Mas passa muito rápido. E este momento de sonhar é muito lindo na arquitetura", aponta a sócia-proprietária do Loft Arquitetura. Fernanda também comentou o quanto é importante encontrar parceiros como a Elevato para contribuir nos seus projetos. "Nossa parceria com a Elevato é fundamental para tudo isso. Pois prezamos muito pela qualidade dos materiais que especificamos. E lá, nas lojas, junto com os vendedores, sempre trocamos informações técnicas e detalhes do material. E a equipe sempre nos traz sugestões e dicas muito boas que aplicamos", agrega. 



Questionada sobre qual o sentimento de ser arquiteta e ajudar a construir tantos sonhos, Fernanda se emociona e afirma ser "uma das maiores realizações" na sua vida. "Trabalhar com os sonhos dos clientes é a grande satisfação do nosso escritório. Gosto muito de trabalhar com pessoas. E às vezes tem gente que não imagina o quanto será preciso trabalhar com elas, principalmente para entendê-las também. E ser protagonista no desenvolvimento do projeto, para mim, é uma grande responsabilidade. Me sinto responsável por traduzir o que o cliente quer, o que deseja, a expectativa dele com aquele projeto, na prática, na concretização. E responsabilidade é a palavra chave para isso", garante a profissional. 

Assista a entrevista com a arquiteta Fernanda Sena em nossas redes sociais e no nosso canal do YouTube! Nos siga e se inscreva também!


Redação: Vitória Famer - Voz Comunicação

Produtos Relacionados

VEJA MAIS