Vinílico Colado vs Clicado: quais as vantagens e diferenças entre os dois?
Blog Dicas Vinílico Colado vs Clicado: quais as vantagens e diferenças entre os dois?

Vinílico Colado vs Clicado: quais as vantagens e diferenças entre os dois?

Quando pensamos em pisos vinílicos, um dos pensamentos mais recorrentes é a praticidade, uma vez que esse tipo de produto possui muitas vantagens como conforto térmico, isolamento acústico e agilidade na instalação. 

Embora todos sejam feitos com materiais semelhantes, uma mistura de PVC com outros materiais como cargas minerais, pigmentos, aditivos e plastificantes, os pisos vinílicos não são iguais em suas características.

Há diferenças em sua composição, que pode ser homogênea ou heterogênea, e em formatos (mantas, réguas e placas), contudo, a principal dúvida de quem quer comprar um piso é a forma de aplicá-lo.  

Com duas modalidades, colado ou clicado, muitos questionamentos acabam surgindo, e a dica de hoje serve para te ajudar a fazer a melhor escolha. Veja agora as características,  vantagens e desvantagens de cada um:

Piso Vinílico Colado

Com uma grande variedade de formatos, o piso vinílico colado é um modelo tradicional no Brasil e que geralmente possui um ótimo custo x benefício para quem busca uma solução a longo prazo. 

A instalação é feita à base de uma cola especial que é passada no contrapiso (fêmea), que deve estar seco, limpo, firme e, principalmente, nivelado para que a aderência não seja prejudicada no processo. Após isso, é feito o encaixe do piso (macho) que deve ficar sete dias secando, com uma manutenção bastante cuidadosa.

Esse modelo pode ser aplicado em contrapiso padrão ou em revestimentos já existentes no local. Para corrigir as imperfeições, existe a possibilidade de usar massa autonivelante.

Na instalação é recomendada a contratação de profissionais especializados por conta da dificuldade e cuidados que devem ser realizados no processo. Em caso de danos nas peças, todo o piso deve ser substituído.

Um exemplo de piso vinílico é o Montelupo LVT 91x91 Colado - Concreto, que possui um design incrível e faz parte do leque de opções de produtos desta categoria tão diversificada e que apresenta opções personalizadas para todos os tipos de decoração.

 

Piso Vinílico Clicado

Com formatos mais limitados, mas de fácil instalação, o piso vinílico clicado é uma opção bastante interessante para quem quer algo a curto prazo.

A fixação é realizada com um encaixe macho-fêmea, por meio de cliques das peças, sem a necessidade de adesivos. 

É de suma importância que o piso esteja em boas condições para que não haja desnivelamentos. Em caso de substituição, o piso vinílico clicado tem uma remoção bastante simples, sem a necessidade de descartar todo o material, como ocorre com o colado.

Um exemplo desse tipo de produto é o Piso Vinílico Spc Montelupo 18x1,22 Click Timborana que é vantajoso para quem busca qualidade e praticidade.

Clicado x Colado: Qual escolher?

As duas opções são bastante atrativas para quem busca agilidade de instalação, conforto e limpeza simples, sendo uma opção muito boa para quem está construindo ou reformando.

O grande diferencial entre eles está no momento da instalação, uma vez que o clicado fica pronto em 48h, servindo como uma alternativa ideal para quem quer algo rápido. Já o colado demora em torno de sete dias por conta da secagem do adesivo, todavia, apresenta mais opções de cores, tamanhos e formatos, oferecendo um design mais personalizado. 

A limpeza deve ser feita com varrição prévia, com a utilização na sequência de panos umedecidos com detergente neutro diluído na água e a secagem deve ser realizada com um pano seco e limpo.

No caso de lavagem do piso, apenas o colado possui essa opção, desde que seja feita a secagem rapidamente para que a água não fique empoçada. No clicado ocorrem vazamentos, danificando o produto.

Siga o Grupo Elevato nas redes sociais pelo Instagram, LinkedIn, Pinterest e Facebook. Confira também nosso canal no YouTube

 

Produtos Relacionados

VEJA MAIS