35 anos de história: Grupo Elevato foca em novos desafios
Blog Institucional 35 anos de história: Grupo Elevato foca em novos desafios

35 anos de história: Grupo Elevato foca em novos desafios

Para os próximos anos, empresa deve abrir mais lojas no Estado e em Santa Catarina

Legenda: Com 23 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a empresa também é conhecida por suas marcas próprias de revestimentos e banheiras | Crédito: Grupo Elevato / Divulgação

É possível afirmar que o varejo lidera o setor de inovação no Brasil, e as empresas que estão à frente disso possuem uma forte cultura e capacidade de adotar novas ideias na gestão. As informações constam no estudo da plataforma de conteúdo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT Technology Review Brasil, lançado neste ano.

Um exemplo de empresa, que completou 35 anos de história em 2023 e que inova sempre desde a sua origem, é a Elevato. Com 23 lojas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, é pioneira em serviços de instalação juntamente com a venda de produtos de acabamentos de construção.

– Ainda somos a única do segmento a oferecer esse benefício. Além do estereótipo de empresa de varejo, buscamos ser uma solucionadora de obras e reformas – salienta o presidente do Grupo Elevato, Irio Piva.

E, para chegar nesse momento inovador, tudo começou a partir do sonho de ter o próprio negócio ao perceber que no mercado existiam apenas lojas de materiais de construção. A oportunidade de abrir uma loja especializada em materiais de acabamentos para construção possibilitou essa realidade.

– Iniciamos muito pequenos, com apenas três pessoas e uma pequena loja de 100 metros quadrados na Avenida do Forte, em Porto Alegre, onde hoje temos uma loja de mil metros quadrados e toda a nossa administração do Grupo – celebra.

Durante esses anos, a Elevato teve momentos marcantes que lhe permitiram crescer. Nos anos 1990, foi criada a prestadora de serviços, uma solução completa tanto para clientes quanto para os profissionais do segmento. Nos anos 2000, houve a abertura da flagship Stilo Elevato – um espaço pensado para permitir uma experiência de compra especial – na Avenida Nilo Peçanha nº 713, na capital gaúcha.

Na década seguinte não foi diferente. Em 2020 surgiu a primeira franquia em Lajeado, a Elevato Amber e, juntamente, a aceleração do crescimento da Elevato pelo Estado. Já em 2021, uma central de distribuição foi adquirida em Gravataí, com o objetivo de atender o volume de lojas e os negócios digitais. Por fim, em 2022, a empresa ingressou no mercado catarinense, com a Elevato Garopaba.

Legenda: Empresa se destaca por oferecer serviços de instalação, juntamente com a venda de produtos de acabamentos de construção | Crédito: Grupo Elevato / Divulgação

Dando sequência ao mesmo espírito inovador, neste ano ocorreu a abertura da primeira loja de bem-estar do país, a Wellness Shop by Elevato. A ideia surgiu a partir de conversas com clientes e profissionais aportadas pelo aprofundamento em tendências mundiais e nacionais. O bem-estar está na lista de prioridades dos consumidores da marca.

– Há cerca de dois anos, a Wellness Shop atende digitalmente em todo o país. Estamos avaliando mercados potenciais para abertura de novas lojas no futuro – reforça Piva.

Atualmente, o Grupo Elevato conta com um total de 23 lojas. Tanto devido à ampliação de unidades com diversos modelos de negócio, quanto por inaugurar marcas próprias de produtos como: Montelupo (revestimentos) e Terme (banheiras). E mais de 400 colaboradores treinados pela sua universidade corporativa, a Eleva.

Saiba mais sobre a história, os produtos e os serviços do Grupo Elevato acessando o site

Diferencial e novos planos

Segundo Piva, um dos grandes diferenciais da Elevato é o relacionamento com clientes e fornecedores. A empresa desenvolveu a plataforma Club.E para profissionais de arquitetura, decoração, design de interiores e engenharia civil.

– A estrutura foi construída devido às necessidades de serviços diferenciados, conhecimento, experiências e incentivos manifestados pelos profissionais e identificados pelos nossos consultores de venda – comenta.

Outra ação promovida é o Casa Mestra, um encontro anual para profissionais envolvidos com o ramo de acabamentos de construção. Personalidades do segmento tratam de temas relevantes que inspiram pessoas, projetos e atitudes na construção de um futuro melhor e com mais significado.

Legenda: Com foco no relacionamento, a Elevato promove o Casa Mestra, um evento dedicado ao ramo de materiais de acabamentos para construção | Crédito: mliotti.com

Todas essas iniciativas têm um motivo: continuar a solucionar tudo que envolve obras e reformas. Para isso, o Grupo Elevato possui um grande plano para os próximos anos, que é a abertura de oito lojas em 2024 e mais oito lojas em 2025 no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

– Temos ainda planejada a abertura de uma nova loja de móveis no final de 2023 no litoral gaúcho, em Xangri-lá. Além disso, ampliaremos a nossa presença no digital por meio de canais próprios e de marketplaces com foco no Brasil – complementa.

Acompanhe as novidades do Grupo Elevato, siga via Instagram e Facebook

_____________________________________________________________________________________________________

Conteúdo coproduzido com GZH.